Esta semana, vi um caso raro, que acontecem entre mil pessoas , mais ou menos uma pessoa sofre dessa mania de arrancar cabelo... que na psicanalise , chama se Tricotilomania.
Quando a minha cliente trouxe sua filha que deve ter aproximadamente 3 anos para cortar sua franja, notei que uma área estava com pouco volume do que o normal. Logo perguntei aos pais sobre a falta de cabelo, e eles me disseram que ela passou a arrancar os cabelos sozinha...
Logo lembrei me das aulas que tive com o doutor da USP...e fui pesquisar na internet, afim de alerta-los do problema.
Acho que é um dever do profissional alertar, observar, orientar seus clientes. Eu me senti mais aliviada de poder ajudar, intruir de alguma forma os meus clientes.
Muitos devem estar perguntando agora... mas como é isso? como surge? o que é?
Vou copiar uma materia super interessante do site http://www.mentalhelp.com/ que explica detalhadamente o signifado da palavra Tricotilomania.
Vamos entender melhor entao???
TRICOTILOMANIA
Algumas pessoas, especialmente crianças, tambem podem arrancar pelos de outras pessoas ou de animais de estimação.
As portadoras de Tricotilomania podem apresentar comportamentos como cutucar a pele ou roer as unhas.
A Tricotilomania pode ser transitoria, episica ou continua e sua intensidade pode variar. A pessoa pode passar semanas ou meses sem apresentar este comportamento e, de repente, recomeçar.
Existem diversos graus, desde pequenas falhas nos cabelos ou áreas de Alopécia at・calvicie total.
Na maioria das vezes começa na infancia ou adolescencia.
Algumas crianças começam a arrancar em idade pré escolar, o que costuma ser benigno e por tempo limitado.
Os cabelos são arrancados devido á:
- Impossibilidade de resistir ao impulso.
- Sensação de tensção, ansiedade antes de começar a arrancá-los.
- Sensação de alivio da ansiedade, após arrancar os fios de cabelo.
- Vergonha pelo comportamento e aparência.
- Podem esconder o problema de sua familia e amigos.
- Podem evitar atividades sociais, praia, piscina, etc., para que seu problema não seja percebido.
- Apliques, perucas.
- Repercussões graves na auto-estima, na carreira e da vida social.
- A ingestão de cabelos pode levar ao desenvolvimento de "bolos" de cabelos no estomago ou intestinos, o que é raro, mas perigoso. Chama se Tricotilofagia.
- Dores nas costas, pescoço pela posiçao forçada e repetitiva.
- Feridas e cicatrizes no couro cabeludo
- Desconhecida. Seus familiares podem ter maior incidência de Tricotilomania, Disturbio Obsessivo Compulsivo, Síndrome de Tourette, Síndrome do Pânico e Depressão.
- Provavelmente existe uma combinação de fatores genéticos que provocam uma disfunção de Neurotransmissores associada a problemas emocionais que desencadeiam os sintomas.
- Para os pais: não se culpem, pois esse problema não foi causado por falhas de educação, OK ?
- Meninas, não se achem neuróticas nem loucas. Vocês sofrem de Tricotilomania que é uma doença como outra qualquer,´só que mais esquisita e dificil de tratar.
- Emoções desagradaveis (ansiedade, tensão, raiva e tristeza).
- Atividades sedentarias e contemplativas, durante as quais as mãos estão livres e a mente estão ocupada.
- Leitura, telefonemas, transito, TV.
- Mais frequente é a tardinha ou tarde da noite quando estão sozinhas, cansadas ou tentando adormecer.
- Algumas arrancam conscientemente, outras distraidamente.
- Podem tentar obter simetria no crescimento de cabelos, para mudar ou igualar a linha do cabelo ou para arredondar uma área careca, por exemplo.
- Muitas arrancam só os curtinhos que estão nascendo, ou só ・os mais longos, só os fios de determinada textura ou cor, como os mais grossos ou os brancos.
O papel do Stress:
Embora algumas pessoas relatem acontecimentos estressantes precedendo o primeiro episódio, ・muita simplificarão achar que Tricotilomania é apenas uma reação ao stress.
É comum que piore em situações de stress (provas, prazos), portanto é recomendável aprender a lidar com situações de stress da melhor forma possível, mas isso não garante que a Tricotilomania não se manifeste.
Como lidar:
- A maioria tentou parar de arrancar, com graus variados de sucesso, mas a maioria volta a arrancar.
- Culpar uma pessoa por arrancar cabelo é o mesmo que culpar um asmatico por não conseguir respirar.
- Critica, raiva e acusaçoes não vão diminuir o problema e vai aumentar a vergonha, a Depressão, a ansiedade e a baixa auto-estima.
- Resistir ao impulso. Quanto mais você resistir melhor, por mais ansiosa que fique. Sem essa resistência nenhum tratamento dá certo.
- Medicação.
- Uma Psicoterapia chamada Cognitivo-comportamental (TCC).
- A Terapia Cognitivo Comportamental ( TCC) é um tipo de tratamento que tem como objetivo comportamentos especificos, sentimentos e padrões cognitivos com a intensão de modificá-los. Geralmente é administrada por um período determinado de tempo durante o qual se ensina varias tecnicas para que consigam controlar seu problema. Na TCC a primeira fase é colocada diretamente na modificação dos problemas e não nas explicações de porque eles começaram.Envolve o aumento da percepçao do paciente de cada episódio de arrancar cabelo e da capacidade de interromper isso por meio de uma resposta competente. Técnicas para aumentar a consciencia do arrancar de cabelos incluem identificar os desencadeantes e as sequencias de acontecimentos associados com o comportamento. Além disso, a pessoas normalmente monitora e registra cada ocorrencia de arrancar cabelo, anotando informações como dia e hora, localização, pensamentos, sentimentos, número de fios arrancados, etc. que podem ser uteis ao tratamento. Um elemento crucial na reversão de habito envolve a utilização de uma resposta competente para ajudar o controle da compulsão . A resposta competente é aquela que é ・incompativel com arrancar cabelo, como fechar as duas mãos com bastante força . A pessoa instruida a usar e manter a resposta competente por periodos breves quando estiverem entrando em situações de alto risco, quando sentirem a primeira compulsão ou mesmo depois que tiverem cometido a arrancar cabelos.
Hipnose, biofeedback, acupuntura, homeopatia, Psicanalise classica e Psicoterapia Analitica nao tem resultado em Tricotilomania.
Pode ser que as primeiras tentativas não tenham resultado bom. Nesse caso, é preciso ter paciencia para novas tentativas.
- Concluindo: é um problema? É.
- É dificil de tratar? É.
- Demora para melhorar ? Pode demorar.
- Pode ter recaida ? Pode.
- Todas as meninas ficam boas para sempre ? Todas não, mas muitas, sim.
- Mas tem tratamento ? Tem.
- O tratamento é igual para todo mundo ? Não
O principal conselho ・ não tenha vergonha de contar a seus pais ou ao médico. Você não tem culpa de ter esse problema. É comum a paciente ter vergonha de procurar tratamento e deixar a Tricotilomania piorar muito.
TRICOTILOFAGIA
Tricotilofagia é um transtorno psicológico em que a pessoa come seu próprio cabelo. É, na maioria das vezes, acompanhada pela Tricotilomania ..
A tricotilofagia acontece devido à depressão, estresse ou outro fator psíquico semelhante.Causando futuramente um problema pulmonar por conta dos cabelos ingeridos. Durante o ato o paciente sente um certo prazer ao ingerir o bulbo(raiz capilar) junto ao fio como se estivesse num momento de surto mas depois sente remorso ao ver a area degradada pela sua atitude.Depois de muito tempo, de ingerir os cabelos, a paciente pode levar a um problema gravíssimo no estômago, onde se forma um a espécie de bolo de cabelos que o corpo nao consegue ingerir e expelir do organismo.
Muitos dos casos , a paciente tem que passar por uma cirurgia para retirar esse bolo de cabelo.
ESPERO PODER TER AJUDADO COM ESTA MATÉRIA, QUE É MUITO INTERESSANTE.
Ajudou bastante!!!
ResponderExcluirtenho tricotilomaníaca e tbm tenho tricotilofagia há 12 anos!já sofri muito,e aina estou lutando para vencer esse problema!tenho conseguido resistir a compulsão a vários ias e estou sem arrancar nenhum fio!estou muito feliz por isso,já uma vitória!estou procurando vários meios ue me ajudem nesta luta,criei este blog como uma forma de expressar minhas angústias e dores em relação a essa doença,meu dia-a-dia..enfim....foi bom saber sobre essa cognitivo-comportamental..essa técnica de apertar as mãs com muita força quando se está para ter uma recaída,eu já tinha lido em outros blogs!e já me ajudou bastante tbm!eu vou ficar boa,tenho muita esperança!todos nós podemos ficar!
fico muito feliz de vc ter feito esse post sobre a doença,pois quanto mais pessoas ficarem sabendo ,melhor,assim o alerta será maior!
um grande abraço!!!
L.D.
Esperamos que vc consiga realmente vencer a luta contra a compulsão... as vezes é tão automático que muitos não percebem...
ResponderExcluirConheci uma cliente que a filha de 4 anos, chegou sem cilios, falta de franja e sobrancelhas... logo a alertei sobre a Tricotilomania.. ela ficou assustada... ela realmente tinha notado que a filha quando ficava nervosa, puxava os fios... espero que ela tenha conseguido tratamento...